Projeto Orlei Ziegemann

RH

PROJETO ORLEI ZIEGEMANN

PLANTIO DE ÁRVORES

PROPONENTES: Rotary Club de Pitanga, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Pitanga, Colégio João Paulo II, Colégio São Bento, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná – IAP, Hospital São Vicente de Paula.

TEMA: Projeto Orlei Ziegemann

OBJETIVO GERAL: Estimular a conscientização ambiental da população de Pitanga incentivando os alunos da rede pública e particular de ensino a plantar uma árvore para cada criança nascida no Município, identificando cada árvore plantada com o nome e a data de nascimento da criança. Os dados serão consolidados em uma planilha com identificação do local onde foi plantada a árvore, nome e data de nascimento da criança a que se refere.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Contribuir para a implementação de um programa de arborização urbana nos espaços públicos e privados do município de Pitanga; Contribuir para a sustentabilidade, tendo como meta o desafio de proteger o meio ambiente; Colaborar para a melhoria da sociedade, primando pela qualidade de vida e a união das pessoas em torno de objetivos solidários; Conscientizar o aluno, o ser humano, de seu papel e de sua contribuição para a preservação do meio ambiente; Estimular e desenvolver atividades que permitam aflorar o senso de cooperação, participação e cidadania; Oportunizar experiência construtiva e gratificante e, assim, despertar nos estudantes o desejo de melhorar o mundo através da natureza; Fazer da escola um ambiente mais atrativo, desenvolvendo uma atividade envolvente e agradável; Introduzir o método de aprendizagem solidária e interativa, na qual os próprios alunos são protagonistas no processo educativo.

JUSTIFICATIVA: Promover a conscientização ambiental por meio de estudos sobre arborização e reflorestamento em áreas urbanas com o plantio e distribuição de mudas de árvores aos alunos, visando a celebração da vida com simbolismo e compromisso com o futuro, trabalhando a preservação do meio ambiente e a educação em crianças e adolescentes.

PÚBLICO ALVO: Crianças e adolescentes, alunos das escolas públicas e particulares do município de Pitanga, órgãos governamentais, empresas do município, sociedade em geral.

META: Atingir todos os alunos do ensino médio da rede pública e particular de ensino de Pitanga, a partir dos 05 anos de idade.

METODOLOGIA (Ação e Prazos):

• Reuniões para que os envolvidos entendam como será realizado o projeto e possam aderir ao mesmo – agosto de 2017
  • Coleta dos dados sobre os nascimentos ocorridos o mês anterior e lançamento na planilha de controle dos plantios – Até o dia 10 de cada mês
  • Confecção das placas indicativas com o nome e data de nascimento da criança – Até o dia 20 de cada mês
  • Plantio das árvores e identificação de cada uma com a placa contendo o nome e a data de nascimento da criança – Até o dia 30 de cada mês
  • Lançamento na planilha de controle o local aonde foi plantada a árvore com a identificação da placa – Até o dia 30 de cada mês

CONTATO: Rotary Club de Pitanga, Rua Tiradentes, s/n, Vila Nova, Pitanga-PR, (42)3646-5352 ou (42)98811-1271.

Como o projeto será realizado: A cada três meses o Rotary Club de pitanga fará um levantamento das crianças nascidas no município coletando o nome da criança e a data de nascimento, lançando esses dados em uma planilha. Para isso firmaremos uma parceria com o Hospital São Vicente de Paula. De posse desses dados será confeccionado uma placa indicativa contendo o nome  e a data de nascimento de cada criança. Para a confecção dessas placas o Rotary efetuará promoções para arrecadar dinheiro e pagar pelas mesmas. O IAP doará as mudas de arvores para o plantio. Uma turma de alunos efetuará o plantio a cada mês. A prefeitura municipal efetuara o transporte dos alunos para o plantio das árvores nos locais que a Secretaria do Meio Ambiente designar. O Rotary Club de Pitanga lançara na planilha o local aonde a arvore foi plantada, com o nome da criança e data de nascimento, criando um mapa com a localização da árvore e a identificação da mesma.

Quem

Crianças nascidas no municipio de Pitanga.

O quê

Plantio de árvores.

Onde

Pitanga-PR, área urbana e parques municipais.

Pessoas Beneficiadas

CASA DA AMIZADE-RUA PARANÁ ,5032