Mostrando todas as publicações do Clube

A primeira gestão

“Como não poderia deixar de ser, o seu primeiro presidente foi Miguel Patino Cruzatti”. Desta forma Pedrinho Furlan destaca o amigo que, na época, foi fundamental para que o Rotary Club de Marechal Cândido Rondon se tornasse uma realidade. O primeiro presidente, Miguel Cruzatti, nasceu em Lima (Peru), naturalizado brasileiro. Veio ao Brasil na década de 50, tendo estudado medicina na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Depois de formado veio a instalar-se em Marechal Cândido Rondon, onde residiu e trabalhou até falecer em 24 de dezembro de 2009. Cruzatti recordava com satisfação do início do Rotary no município. Orgulhava-se da campanha “Uma bandeira em cada sala de aula”, que foi modelo em nível distrital. Lembrava também de uma luta, iniciada na época e que até hoje não se concretizou: a instalação de um abatedouro municipal. Em seus depoimentos sobre o início do Rotary em Marechal Cândido Rondon, o médico destacava que as primeiras reuniões aconteciam ordinariamente às sextas-feiras, às 20h30, geralmente no Clube Concórdia, muitas vezes na penumbra, pois a energia elétrica ainda não existia.

Postado em 22 de Maio de 2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

Como foi a fundação do Rotary Marechal

Foi no início do ano de 1969 que o governador do então distrito de Rotary 463 do Paraná, Milton Munhoz, nomeou o toledano Pedrinho Antônio Furlan como representante oficial da governadoria para fundar um Rotary Clube em Marechal Cândido Rondon. O município, na época, contava com apenas nove anos de vida independente, mas já somava um número considerável de lideranças para viabilizar a fundação de um Rotary Clube. “Naquela época inexistiam comunicações fáceis. Não tínhamos rodovia asfaltada, telefone e nem qualquer outro tipo de comunicação rápida. Dirigimo-nos então a Marechal Cândido Rondon e fomos procurar o médico Miguel Patino Cruzatti, expondo a ele nossa missão e solicitando a sua plena colaboração. Para nossa alegria, o Dr. Miguel iniciou contato com as lideranças da cidade e em pouco tempo, após diversas viagens a Marechal Cândido Rondon, tínhamos um esboço dos possíveis sócio-fundadores, que representavam no momento as mais expressivas lideranças daquela comunidade”, destacou Pedrinho Furlan. Uma vez passado este processo, o representante do governador comunicou a relação dos sócio-fundadores. A primeira reunião do clube aconteceu no dia 12 de junho de 1969, sendo que a Carta Constitutiva do Rotary International é datada de 23 de junho daquele mesmo ano. “Devo confessar que uma das maiores alegrias da minha vida foi conseguir a constituição e o início do perfeito funcionamento do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon”, acrescentou Pedrinho Furlan. Imagem: Pedrinho Furlan, de Toledo, um dos principais responsáveis pela fundação do Rotary Marechal. (Foto: Carlos Rodrigues)

Postado em 20 de Maio de 2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos

O VII Torneio Brasileiro de Tênis para Rotarianos irá acontecer na cidade de Foz do Iguaçu/PR nos dias 13 a 16 de novembro de 2019. As inscrições já estão abertas através do site www.itfr.org  Além de rotarianos, também podem participar os cônjuges, filhos, netos, genros e noras. Mais informações diretamente com a organização do evento. O valor das inscrições serão destinadas para a Fundação Rotária através do programa EndPolioNow.

Postado em 20 de Maio de 2019

45 Conferência Distrital Seja a Inspiração.

Nos dias 18 e 19 de maio aconteceu a 45 Conferência distrital em Cascavel Paraná . A Governadora do nosso distrito 4640 ano rotário 2018-2019 Sonia Taube linero e seu esposo Luiz Fernando , receberam mais de 800 companheiros dos clubes do nosso distrito . Foram premiados os clubes que mais se destacaram neste ano, por inumeros trabalhos realizados em suas comunidades, na oportunidade foi apresentada a proxíma governadora que que vai dirigir nosso distrito a partir do dia 30 de  junho deste ano . Fotos de Reinaldo Santos Santana -Rotary Clube de Foz do Iguaçu-Ponte.

Postado em 18 de Maio de 2019