Foi dada a largada para a "CAMPANHA MUNDIAL HEPATITE ZERO" pela Família Rotaria de Marechal Cândido Rondon.

Postado em: 05 de Julho de 2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS.

Mas existe luz no fim do túnel! Recentemente a ciência chegou a um consenso: o de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos.

Para que isso aconteça, é preciso uma mobilização mundial e a sua participação é muito importante para o sucesso da CAMPANHA MUNDIAL HEPATITE ZERO.

Nosso Desafio

O nosso desafio é de diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes de ocorrerem os danos que ela acarreta ao fígado.

Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados.

É essencial saber que a Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata!

Mas se diagnosticada precocemente, tem cura e, com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%.

No caso da Hepatite tipo B existe vacina que previne e um remédio que elimina o vírus completamente, o qual deverá ser aprovado nos próximos anos.

Tratamento das Vítimas

As pessoas que apresentarem resultado reagente para o teste rápido devem ser informadas de forma bem simples, sem alarde e com privacidade.

Devem ser informados que o teste foi “reagente”, o que significa que em algum momento esta pessoa entrou em contato com o vírus HCV, não importando a forma.

Para saber e confirmar se realmente a doença está instalada são necessários exames laboratoriais que, a pedido médico, devem ser realizados o quanto antes for possível.

Para hepatite C, o teste detecta o anticorpo anti-HCV no soro, plasma ou sangue total. O uso dos TR constitui uma ferramenta importante no cenário epidemiológico brasileiro, pois a maior parte dos indivíduos é diagnosticada na fase crônica da doença.

Veja o fluxograma de realização do diagnóstico para Hepatite C:

• Pode ser utilizado em gestantes

• Pode usar teste que detecta anticorpos, não pode ser usado em individuos menores de 18 meses e imunossuprimidos

• Este fluxograma indica contato prévio com o HCV. É necessário confirmar a presença de infecçåo ativa por meio de teste molecurares ou de antígeno

• Em caso de resultado não reagente e permanecendo a suspeita de infecção, após 30 dias coletar uma nova amostra para repetir o teste

Identificar Portadores

Nossa principal arma na batalha contra as Hepatites Virais é a detecção.

Por isso, a APBH promove campanhas para toda a população do Brasil realizar um teste rápido, gratuito e muito importante. Em menos de 2 minutos a pessoa poderá ter sua vida salva!

Assista ao vídeo que mostra como funciona o teste rápido para detecção da hepatite C.

Rotary International é a associação de Rotary Clubs do mundo inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social.

Somos membros da comunidade do Rotary e criamos este RAG Para a Erradicação das Hepatites para engajar nossos amigos rotarianos na erradicação das Hepatites virais no mundo. Buscamos disseminar informações sobre a doença, arrecadar recursos para a realização de mutirões de testagens do vírus Hepatite C, campanhas de conscientização e a erradicação do vírus em escala global.

Os rotarianos são sócios de seus respectivos Rotary Clubs, os quais, por sua vez, são membros do Rotary International.

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando:

• O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
• O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
• A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
• A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

Seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.

Estamos formando um Grupo de Ação Rotaria (R.A.G) com a finalidade de combater as hepatites em todo mundo.