Club de
Marechal Cândido Rondon

Rotary Marechal lança projeto que incentiva a leitura junto ao Lago Municipal

Postado em: 19 de Julho de 2018 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) no Parque Ecológico Rudolfo Rieger, a inauguração e lançamento do projeto “Livro no Lago”, idealizado pelo Rotary Club de Marechal Cândido Rondon. Trata-se de um ambiente com uma estante de livros instalado junto ao Lago Municipal para oferecer obras literárias gratuitamente à população, que pode retirar os livros e devolve-los voluntariamente ao local após a leitura.

A inauguração ocorreu durante a visita oficial da governadora do Distrito 4640 de Rotary, Sônia Taube Linero, aos clubes de Marechal Cândido Rondon. Também prestigiaram a inauguração o prefeito Márcio Rauber, a secretária de Educação, Márcia da Mota, bem como membros da Família Rotária rondonense, entre eles o idealizador do projeto Emerson Delázari Donini e o ex-presidente do Rotary Márcio da Mota, gestão na qual iniciou a sua execução.

Conforme a atual presidente do Rotary Marechal, Grasielly Raquel Arenhart von Borstel, a proposta é despertar o gosto pela leitura na comunidade, valorizando a literatura em suas diferentes formas de expressão e promovendo a cidadania. Segundo ela, o “Livro no Lago” surgiu do desejo de organizar um projeto que resgate o prazer de ler e ouvir histórias, aproveitando um espaço público de lazer muito utilizado pela comunidade onde está construído um agradável local para disponibilização gratuita de livros. 

O projeto foi desenvolvido com o apoio de outras entidades e empresas da cidade, como Prefeitura Municipal, Sicredi, Sempre Vida, Carpenedo Rheinheimer Arquitetura e Engenharia, Baseforma e Imperial Blocos de Cimento.

A presidente do Rotary observa ainda que a entidade também está pedindo doações da comunidade, para enriquecer o acervo já disponível no lago. "Quem tiver livros em casa e que, muitas vezes, estão esquecidos numa estante, podem doá-los para o projeto e possibilitar o acesso à leitura para muitas pessoas que por vezes não tem tanto acesso”, destaca.

Por outro lado, o Rotary também convida a comunidade em geral a visitar o projeto. “Enquanto passam suas horas de lazer junto ao lago, as pessoas podem aproveitar para folhear os livros, e se interessar, levá-los para casa para ler e depois devolver”, acrescentou.

O Rotary Club de Marechal Cândido Rondon foi fundado em 1969 e é o mais antigo do município. Ele apenas é um dos 4 clubes da cidade e dos 35 mil que existem ao redor do mundo. Juntos eles formam uma organização internacional que atua diretamente nas comunidades com iniciativas como esta, do “Livro no Lago”.

Fotos

Reuniões Quartas-Feiras | 20:30
Rua Paraná,5032