Família Rotária de Marechal Rondon celebra os 113 anos do Rotary com atividades em Porto Mendes

Postado em: 25 de Fevereiro de 2018 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon

Houve o plantio da 113ª árvore no Bosque do Rotary e almoço de confraternização

A Família Rotária de Marechal Cândido Rondon (Distrito 4640) mais uma vez reuniu-se no Parque de Lazer e Turismo de Porto Mendes, neste domingo (25), para comemorar o aniversário do Rotary International. No último dia 23, a organização completou 113 anos de história.

Este evento envolvendo a Família Rotária já é tradicional e acontece desde 2005, quanto o Rotary completou seu centenário. Naquela ocasião foi criado o Bosque do Rotary em Porto Mendes, oportunidade em que foram plantadas as primeiras 100 árvores. De lá para cá, o evento tornou-se uma tradição e a cada ano uma nova árvore é plantada simbolizando o número de anos da instituição.

Após o plantio da árvore, rotarianos e familiares participaram de almoço de confraternização junto ao Parque de Lazer e Turismo de Porto Mendes. “Além de ser um momento de lembrarmos d história do Rotary, é um momento de integração e promoção do companheirismo entre os rotarianos e demais integrantes da Família Rotária de Marechal Cândido Rondon”, disse Márcio da Mota, presidente do Rotary Marechal, o mais antigo em atividade no município, com quase 50 anos de fundação.

Família Rotária

Em Marechal Cândido Rondon existem quatro clubes de Rotary. O Rotary Marechal é o mais antigo, fundado em 1969. Outro clube é o Rotary Beira Lago, que neste ano completa 27 anos. O terceiro clube é o Rotary Guarani, criado no ano de 2007. E o mais novo dos clubes, o Rotary 25 de Julho, criado em 2010.

Além dos quatro clubes, a Família Rotária rondonense ainda é composta pelo Interact Club (jovens até 18 anos), Rotaract Club (jovens de 18 até 30 anos), RotaKids (crianças de até 12 anos) e pela Associação de Senhora de Rotarianos, que reúne esposas dos integrantes dos quatro clubes de Rotary.

História do Rotary

O primeiro clube de prestação de serviços do mundo foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago/EUA. Eles queriam reavivar durante a virada do século o espírito de amizade conhecido em suas cidades natais. Mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo à medida que o clube tornou-se mais conhecido. Ele foi denominado "Rotary", já que o local onde os sócios reuniram-se era rotativo – cada vez no escritório de um deles.

Durante o ano rotário de 1911/12, a Associação tornou-se internacional devido ao estabelecimento de um Rotary Club em Winnipeg, Manitoba, no Canadá. Pouco depois o Rotary cruzava o Oceano Atlântico para estabelecer clubes na Inglaterra, Irlanda e Irlanda do Norte. A Associação Nacional de Rotary Clubs tornou-se assim a Associação Internacional de Rotary Clubs em 1912, para em 1922 adotar o nome de Rotary International (RI). Antes de chegar a seu vigésimo aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes, e mais de 20.000 sócios ao redor do mundo.

O empreendimento mais ambicioso do Rotary, anunciado em 1985, é o programa Polioplus – uma abrangente campanha cujo objetivo é a erradicação da pólio. Conduzida com a cooperação de governos nacionais e agências não-governamentais como a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Pólio é um paradigma de cooperação dos setores públicos e privado na luta contra uma doença. O Polioplus ajuda programas de erradicação da poliomielite a níveis regional e nacional, oferecendo vacinas, vigilância e mobilização social.

Atualmente o Rotary International incentiva seus clubes a dedicarem-se às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradicação da poliomielite, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre a Aids.

Todo ano uma nova árvore é acrescentada ao Bosque do Rotary, marcando o aniversário da entidade. Este ano foi plantada a 113ª árvore.